PORQUE ESCOLHER UMA ÁREA DO DIREITO PARA ATUAR.

Essa é a pergunta clássica que muitos advogados recém formados fazem para si mesmo. Devo escolher uma área ou advogar em todas? A resposta é depende do que você quer e depende da onde quer chegar. Para dar mais detalhe das diferenças entre um especialista e um generalista vamos ao ponto (x) da questão:

Advogado Generalista: aquele que atua em todas as áreas do Direito, ex. (fámilia, trabalho, criminal, civél, previdenciário, tributário…). Agora pense você, analise e tire suas conclusões. Você consegue dar conta de tanta legislação para estudar? Pois saiba que seu nome tem um preço e quem vai fazer seu nome são seus clientes.

Um outro ponto que merece ser estudado se vale a pena ser um advogado generalista, é sobre como você se posiciona no mercado. Se faz todas as áreas não pde dizer para seus clientes que é um especialista…ou vai dizer que é um especiaista em todas as áreas? Isso não existe. Basta usar a medicina como exemplo.

Advogado Especialista: atua exclusivamente em uma área. No início certamente terá mais dificuldade do que um generalista, pois para um especialista o retorno vem com o reconhecimento e isso leva um tempo. É por esta questão que muitos motivados pela ansiedade e falta de empreendedorismo, optam por não ser um especialista ou não abrir uma advocacia especializada.

Dois pontos merecem destaque para quem optar por esta escoha:

I – Ser um advogado especialista te dará mais credibilidade, mais reconhecimento e no futuro um ganho maior pelos seus honorários. Isso porque, as pessoas pagam melhor para um especilaista e não para um generalista (um clínico geral).

II – Abrir uma advocacia especializada, ainda que o retorno financeiro demore para vir, certamente essa é uma visão de quem sabe ser um empreendedor. O ganho lá na frente nem se compara com uma advocacia generalista. Isso porque a credibilidade e o reconhecimento de um escritório especializado será sempre muito maior. (#FICA.A.DICA)

Anúncios

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.